Ano 3 Número 1 - jan/2016

versão digital

VI Curso de Condutas nos Quadros Emergenciais em Nefrologia

banner nefrologia

A SMCRJ dá o pontapé inicial no programa de educação continuada de 2016, com o VI Curso de Condutas nos Quadros Emergenciais em Nefrologia, a ser realizado nos dias 5, 12 e 19 de março e 2 de abril, no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG).

Entre os temas abordados estão: diagnóstico e tratamento das disnatremias, abordagem e tratamento de distúrbios ácido-básicos, litíase urinária e emergências hipertensivas na grávida. As inscrições serão abertas em breve. 

Sociedade Brasileira de Anestesiologia

A SMCRJ foi representada pela presidente, Marília de Abreu Silva, na cerimônia de posse da nova diretoria da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA). A solenidade foi realizada na sede da SBA, em Botafogo, no dia 9 de janeiro.

Integram a diretoria eleita para atuar em 2016: Antonio Fernando Carneiro (presidente), Ricardo Almeida de Azevedo (vice-presidente), Tolomeu Artur Assunção Casali (secretário-geral), Sergio Luiz do Logar Mattos (tesoureiro), Erick Freitas Curi (diretor do Departamento Administrativo), Rogean Rodrigues Nunes (diretor do Departamento Científico) e Enis Donizetti Silva (diretor do Departamento de Defesa Profissional).

Colégio Brasileiro de Cirurgiões

Membros do Diretório Nacional 2016/17
Membros do Diretório Nacional 2016/17
Foto: CBC​

O novo diretório nacional do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), eleito ​para o biênio 2016/2017​, tomou posse no dia 15 de janeiro. A SMCRJ foi representada pelo diretor Ernesto Maier Rymer. na solenidade que​ ​​ocorreu na sede do CBC, em Botafogo.

​Na mesma noite​, tomaram posse os novos membros titulares do CBC ​e diplomados os membros Eméritos e​ ​A​djunto Jubilado. 

Paulo Roberto Corsi​ ​é o novo presidente da entidade​.​​ Especializado em cirurgia do aparelho digestivo e cirurgia geral, Corsi se formou em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, onde também cursou mestrado e doutorado. Ele foi chefe da Equipe de Plantão do Pronto Socorro Central da Santa Casa de São Paulo, de 1986 a 1995, e diretor do Pronto Socorro do Hospital São Luiz – Unidade Anália Franco, entre 2008 e 2010.

Premiação​

João Bosco Lopes Botelho foi homenageado com o prêmio Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Botelho se formou em 1972, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). E fez doutorado em otorrinolaringologia e cirurgia cervicofacial na Universidade de Paris VI Pierre et Marie Curie, e pós-doutorado na Universidade de Paris VII Denis Diderot. Entre outras premiações, o amazonense acumula a Medalha da Universidade do Porto, a Medalha Frans Escher da Sociedade Suíça de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervicofacial e o Prêmio da Sociedade Francesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervicofacial.


Agenda