Ano 2 Número 11 - dez/2015

versão digital

Dra. MariliaO ano de 2015 está prestes a se encerrar e para a SMCRJ o saldo é positivo. O compromisso assumido com os médicos de promover a difusão da ciência e a educação continuada foi honrado, com a realização dos cursos de condutas em emergências nefrológicas, clínicas, infecciosas, cirúrgicas e radiológicas. Com a população, cumprimos o dever de conscientizar e levar informações sobre a tuberculose, a Aids – doenças causadas por agentes infecciosos e que estão entre as que mais matam no mundo – e a sífilis. Continuaremos lutando pela restauração da sede da nossa Sociedade: este percalço só nos tem feito mais fortes.

O cenário da medicina no Brasil também teve seus prós e contras. As condições de trabalho para os médicos das esferas pública e privada ainda não são as melhores. A estrutura de ensino das universidades também deixa a desejar. Hoje, o amor pela profissão é o combustível de muitos profissionais, residentes e acadêmicos.

Felizmente, as formas de ultrapassar estes obstáculos estão sendo apresentadas. O Cadastro Nacional dos Especialistas (CNE), por exemplo, é uma ferramenta que, se colocada em prática da maneira correta, vai garantir uma formação de qualidade para o melhor atendimento aos pacientes.

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de Carreira de Estado para os médicos do Sistema Único de Saúde (SUS) também pode servir para beneficiar os profissionais e os pacientes que dependem dos programas de saúde pública, caso seja cumprida à risca. Se aprovada, a PEC vai oferecer condições positivas para o desenvolvimento das atividades médicas, como estabilidade e salários dignos, elevando, assim, a qualidade do serviço disponibilizado no SUS.

Assim como 2015, o ano de 2016 será um grande desafio para todos nós. A cada dia, o exercício da medicina no Brasil se torna mais delicado, mas grandes mudanças estão por vir e as aguardamos com muita expectativa. Enquanto elas não chegam, continuaremos fazendo o melhor possível nas condições que temos, e lutando pela nossa profissão com garra e muita perseverança. 


Agenda